19Novembro2017

Giro
Você está aqui: Início Caldas Novas Fundação
Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com id: 42
08 Fevereiro 2012 Escrito por 

Fundação

A Criação do Arraial das Caldas Novas

Até por volta do ano de 1850, ao mesmo tempo em que pessoas enfermas procuravam as Caldas, a população também foi crescendo. Famílias de diversos lugares, especialmente de Minas Gerais e São Paulo, estabeleceram-se na região. Em 1840, foi a vez de Luís Gonzaga de Menezes chegar ao local. Após se casar com Rita Parreira, Menezes se instalou na região.

Ao visitar o Arraial que existia então, conhecido como Quilombo, Luís Gonzaga de Menezes então um homem muito poderoso graças e reunião do seu patrimônio com o de sua esposa, mostrou ser sobretudo, um homem preocupado e responsável. Ficou abalado com a miséria predominante. Tomando então a decisão de promover a mudança da situação. Em 1848, Luís Gonzaga de Menezes associou-se a Domingos Ribeiro para impulsionar o desenvolvimento local criando um núcleo populacional.

O Desenvolvimento Chegando

A partir de então,cada vez mais o arraial foi se expandindo. E não foi só em volta da igreja. Uma rua paralela foi traçada ao lado das fontes termais, onde foi construída a casa paroquial, no mesmo alinhamento de outras casas de particulares.

Apesar disso as limitações de transporte eram claras, pelo fato de não se ter uma ponte sobre o rio Corumbá. A necessidade dessa ponte era sentida até em Santa Cruz, mas afligia mais Caldas Novas.

Diz Juca de Godoy: “Faleceu Luís Gonzaga de Menezes em 27 de dezembro de 1874, tendo sido sepultado dentro do templo”. Porém, o CONSTRUTOR de Caldas Novas permanece olvidado, essa afirmação faz referência a  figura mais expressiva dessa época, o coronel Luís Gonzaga de Menezes, que ao final ficou no esquecimento.

Um engenheiro francês, com grande experiência na construção de obras de arte, foi encarregado da obra seus apontamentos só confirmaram os cálculos preliminares, o levantamento topográfico, bem como o projeto, que foram sugeridos por Juca de Godoy. A ponte pênsil São Bento, com 200 metros de extensão, foi inaugurada em 31 de janeiro de 1920.  O cimento portland utilizado, bem como o ferro das estruturas e os cabos de sustentação, vieram da Inglaterra. Todo o transporte de material ainda foi feito em carros de boi. Além disso, o coronel teve que adquirir as terras nas duas margens do rio, pertencentes ao barqueiro Romano, que tinha o direito de passagem. A curiosidade maior dessa construção é que quase todos os operários vieram de fora, já que não havia mão-de-obra qualificada na região.

A madrinha da ponte foi a filha do coronel Bento e mulher de José Gumercindo Márquez Otero, Maria Aparecida. Na inauguração da ponte, foram montados ranchos para o churrasco, com direito a banda de música e foguetes.  E o coronel ainda reservou uma surpresa para seus convidados.

Após a bênção e inauguração solene, ele fez uma pequena boiada de 40 cabeças atravessar livremente a ponte como demonstração de solidez. Gradualmente, a ponte foi dotada de todos os recursos possíveis: casa de administrador, curral, rego d'água, e ranchos para tropeiros, carreiros e boiadeiros. As diligências funcionavam perfeitamente. Até uma linha telefônica foi instalada na ponte. A estrada até Ipameri foi inaugurada um ano depois.

Bibliografia:

Caldas Novas, Além das Águas Quentes . (Carlos Albuquerque / 1996).
Historias e Estórias de Caldas Novas . (Jose Theophilo de Godoy / 1978).
As Fabulosas Águas Quentes de Caldas Novas . (Taylor Oriente / 1968).
Complexo Termal de Caldas Novas . (Antonio T. Neto - Valter Casseti / 1981).
Águas Thermaes de Caldas Novas . (Dr. Orosimbo Correia Neto / 1918).
Caldas Novas a Nossa Cidade . (Magali Izuwa / 2003).
Caldas Novas da Mineração ao Turismo . (Ricardo Cassiano / 1988).
Caldas Novas, Ontem e Hoje . (Ana Cristina Elias / 1994).
Mistérios Das Águas Azuis . (Maria Cândida de Godoy / 1993).



E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

CaldasWeb, o portal sobre Caldas Novas com notícias e artigos, visando a informação para os leitores de nosso site. Contendo também os principais eventos, além claro, de um guia com empresas, telefones e muito mais, tudo para sua melhor leitura e comodidade.

Mídias Sociais

Fique sempre atualizado