IA não é tudo igual: veja 4 dicas para acertar na escolha e impulsionar seu negócio

Inteligência artificial como estratégia para os negócios

IA não é tudo igual: veja 4 dicas para acertar na escolha e impulsionar seu negócio

Assinada por Fran Feijó, diretora da unidade de negócios de Sales & Marketing na Neoway.

 

Inteligência artificial como estratégia para os negócios

Sempre que uma tecnologia promissora surge, a euforia toma conta e as expectativas vão às alturas. Foi assim com a computação pessoal, com a internet e, agora, com a inteligência artificial.

A empolgação é justificável diante das infinitas possibilidades de uma era movida a algoritmos poderosos, mas uma coisa é embarcar nesta jornada, e outra é tirar proveito dela como vantagem competitiva.

Passado o boom do ChatGPT, que popularizou a inteligência artificial generativa, a percepção atual é do amadurecimento deste mercado.

Os experimentos iniciais com a tecnologia ficaram para trás e deram lugar ao olhar estratégico do que realmente funciona na prática. No mundo todo, o que se vê é a busca por resultados concretos de produtividade e lucratividade, e um dos principais casos de uso diz respeito à recomendação.

 

4 dicas para você escolher a melhor ferramenta de IA

Assim como as plataformas de streaming recomendam filmes e músicas com base no histórico personalizado do usuário, a inteligência artificial já consegue fazer o mesmo para impulsionar vendas dentro das empresas.

O caminho é similar: análise avançada de dados para formar padrões e recomendar os melhores caminhos a seguir, neste caso, voltados para oportunidades comerciais.

Fato é que as soluções de inteligência artificial não são todas iguais, apesar de haver discursos inflamados de marketing por todos os lados. Para além do “pitch” comercial que promete milagres, a verdade é que fazer um bom trabalho nesta área complexa envolve uma série de requisitos técnicos e operacionais, além de conhecimento aprofundado capaz de transformar dados em insights para negócios.

Assim, separei quatro dicas para você acertar na escolha de um fornecedor de inteligência artificial e impulsionar o seu negócio:

1 - Maturidade

Todo modelo de recomendação de inteligência artificial é movido a dados; e quanto melhor for a qualidade deles, melhor o seu desempenho. Para isso, o cardápio de informações precisa ser vasto, baseado em informações preferencialmente públicas e privadas, atualizado e confiável. Além disso, observar as melhores práticas de segurança e privacidade é fundamental para compor uma entrega de alto nível.

2 - Base histórica de dados

Outro grande diferencial em uma solução de IA é a capacidade de aprender com o passado. Algoritmos alimentados por dados de longos períodos (há bases com até 30 anos, por exemplo) têm melhores condições de analisar e entender padrões e oferecer recomendações mais precisas para a tomada de decisões. Sem um panorama amplo de cenários, é improvável que a tecnologia contribua com indicações relevantes que apoiem a gestão de negócios.

3 - Autonomia e retroalimentação

Como se vê, o nível de sofisticação de um modelo de IA pode variar muito. No departamento de vendas e marketing, as soluções mais avançadas já são capazes inclusive de se retroalimentar de forma autônoma, sem intervenção humana, para reprogramar variáveis e corrigir rotas rumo a melhores resultados com base nos objetivos de negócios. Isso gera economia de tempo e recursos e, ao mesmo tempo, garante mais eficiência em todo o processo.

4 - Tipos diferentes de modelos

Outro elemento de diferenciação é a variedade dos algoritmos. Quando a base de dados é de boa qualidade e com perspectiva histórica, os modelos podem ser utilizados de acordo com o contexto do caso de uso. A depender da necessidade, a recomendação pode ser feita a partir de técnicas distintas como classificação, clusterização ou regressão, a fim de entregar os resultados mais eficientes possíveis.

Por mais que a inteligência artificial tenha se tornado commodity em uma economia digital movida a dados, acertar na escolha do modelo de recomendação é imprescindível para ter o retorno esperado.

Tão importante quanto mergulhar de cabeça nas possibilidades da IA, é ter a ciência de quais pontos considerar na hora de recorrer à tecnologia. Do contrário, o risco é grande de se comprar gato por lebre.

FONTE: linkedin
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