Strike levanta R$ 77 milhões e chega ao Brasil; Sustineri Piscis capta R$ 9,39 milhões

os destaques da semana no ecossistema

Strike levanta R$ 77 milhões e chega ao Brasil; Sustineri Piscis capta R$ 9,39 milhões

Nesta semana, falamos da chegada ao Brasil da Strike, startup uruguaia fundada pelo "hacker do bem" Santiago Rosenblatt, que levantou R$ 77 milhões em uma rodada Série A e usará parte do capital para iniciar a operação por aqui.

Outra captação que vale nota é a rodada de equity crowdfunding concluída pela Sustineri Piscis, biotech que produz carne de pescado por cultivo celular em laboratório. A notícia foi divulgada com exclusividade por PEGN.

Outras novidades da semana incluem a aquisição do Urban Sports Club pelo Wellhub e o anúncio da abertura do hub Oracle Innovation Center. Localizado em São Paulo, é o primeiro do tipo da empresa na América Latina e teve investimento de R$ 40 milhões.

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Boa leitura!

Por Rebecca Silva


Aportes

Strike. A startup uruguaia de cibersegurança anunciou a captação de US$ 13,5 milhões (R$ 77 milhões) em uma rodada Série A liderada pelo FinTech Collective e com participação de Galícia Ventures, Greyhound Capital, FJ Labs e Canary. A ideia é expandir suas operações no Brasil e nos Estados Unidos e ampliar seu portfólio. A empresa, que já atende clientes como Mercado Livre, Santander e Delivery Hero em território nacional, planeja investir US$ 2 milhões (R$ 11 milhões) no Brasil, com um escritório em São Paulo e uma equipe inicial de cinco pessoas — que deve aumentar para oito até o final do ano. Fundada em 2021, a Strike oferece uma plataforma que realiza testes de intrusão de sistemas em apenas duas horas. Com o novo aporte, a empresa pretende lançar novas soluções e automatizar 50% de seus processos até o final do ano.

Uncover. A martech anunciou uma extensão de rodada seed no valor de R$ 12,5 milhões, liderada pela ABSeed e acompanhada por Luiz Felipe Barros, diretor global de marketing da Channel Factory. A startup é uma plataforma SaaS que unifica dados de marketing online e offline e usa modelagem preditiva para trazer insights sobre o impacto das campanhas nas vendas. Com o aporte, a Uncover vai acelerar o desenvolvimento de produtos, expandir a linha de receitas e explorar mercados internacionais. Em 2024, a startup quadruplicou a base de clientes e atendeu grandes anunciantes, como Meta, TikTok e Unilever.

Sustineri Piscis. A biotech que desenvolve carne de peixe por cultivo celular em laboratório concluiu uma captação de R$ 9,39 milhões por meio de equity crowdfunding, atraindo 520 investidores na plataforma Eqseed. A startup, avaliada em R$ 57 milhões, produz carne de pescado a partir de células extraídas dos animais. Com o aporte, a empresa planeja expandir seu laboratório e reduzir custos para escalar a produção, além de obter as licenças regulatórias necessárias nos próximos dois anos para comercializar seus produtos para restaurantes.

FinanZero. O marketplace de crédito captou R$ 4,6 milhões com a empresa de tecnologia financeira sueca Clar, que se tornou acionista majoritária do negócio. O aporte visa acelerar a expansão da plataforma no Brasil, consolidando sua posição no mercado financeiro digital, e o lançamento de produtos, como o consignado privado. A fintech conecta consumidores a ofertas de crédito de mais de 75 instituições financeiras.

Planne. A plataforma de e-commerce focada em ajudar atrações turísticas a profissionalizar suas vendas recebeu um aporte de R$ 2,8 milhões em uma rodada liderada pela Stamina VC, com participação de Surfside Capital, WOW Aceleradora, Westwood Capital e investidores-anjo. A startup, que oferece soluções como processamento de pagamentos, venda de ingressos e antecipação de recebíveis, visa facilitar a digitalização de operações turísticas, como parques e restaurantes. Com cerca de 400 clientes em polos turísticos brasileiros, a Planne utilizará o investimento para expandir sua equipe, desenvolver soluções com inteligência artificial e lançar produtos como tarifas dinâmicas para atividades turísticas.


M&A

Wellhub. O unicórnio brasileiro de bem-estar corporativo anunciou nesta semana a aquisição do Urban Sports Club, provedor de benefícios corporativos na Europa. Com o M&A, o Wellhub vai expandir sua presença em sete países europeus e acelerar o crescimento no continente. A nova entidade combinada contará com uma rede ampliada de 34,5 mil clientes corporativos e 83 mil parceiros de bem-estar, incluindo academias premium, estúdios boutique e provedores digitais. O valor da transação não foi divulgado.

Mobiis. A fusão das empresas Pathfind e Fretefy deu origem à Mobiis, uma logtech que cria um ecossistema de soluções SaaS focado em otimizar a cadeia logística no Brasil. Com soluções end-to-end que aumentam a eficiência, reduzem custos e tempo, a Mobiis já transacionou mais de R$ 1,4 bilhão em fretes e gerenciou mais de 1 milhão de cargas, além de roteirizar anualmente mais de 25 milhões de pedidos. Entre seus clientes estão grandes empresas, como Heineken, Carrefour, FedEx e Nestlé, que utilizam suas soluções para otimizar o planejamento de rotas, gerenciamento de transporte e armazenamento.


Equilíbrio

A Telavita, fundada por Andy Bookas, Lucas Arthur e a psicóloga Milene Rosenthal nasceu em 2017 com o objetivo de democratizar o acesso a cuidados de saúde mental, principalmente no ambiente de trabalho, com foco em problemas como depressão, burnout e ansiedade. Após sete anos, a healthtech alcançou o ponto de equilíbrio financeiro, apostando em uma estratégia de uso de inteligência artificial e tecnologia para automatizar processos e aumentar a eficiência.

A plataforma funciona como uma clínica digital, com cerca de 720 profissionais cadastrados, oferecendo tratamentos baseados em uma metodologia própria. Em 2024, a startup cresceu 62%. Neste ano, a healthtech visa dobrar seu faturamento, beneficiada pela atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que exigirá que as empresas gerenciem os riscos psicossociais dos funcionários. Entre seus clientes estão grandes empresas, como Petrobras e Itaú, e hospitais como Albert Einstein.


Movimentações

Inovação. A Oracle anunciou nesta semana o lançamento do Oracle Innovation Center, um espaço de 750 metros quadrados em São Paulo. O local será palco para demonstração do uso de tecnologias como inteligência artificial, robótica e realidade aumentada, em áreas como hotelaria, construção, saúde, manufatura, logística e outras. Com um investimento de R$ 40 milhões, o centro levou nove meses para ser construído e é o primeiro da companhia na América Latina. Apresentado como um laboratório vivo de inovação, o espaço tem mais de 60 soluções desenvolvidas com startups parceiras da Oracle.

Parceria. O iFood e a gestora YvY capital se uniram para impulsionar a eletromobilidade no Brasil por meio de um fundo que contou com um aporte inicial de US$ 7,5 milhões (R$ 43 milhões) do unicórnio do delivery. O objetivo é produzir e comercializar até 600 mil motos elétricas por ano até 2035, oferecendo uma solução mais eficiente e sustentável para entregadores e parceiros do setor. A colaboração visa acelerar a transformação da logística de última milha, reduzir custos operacionais e promover a descarbonização, além de gerar novas oportunidades econômicas e ambientais. O fundo também busca fortalecer o ecossistema de eletromobilidade no Brasil, apoiando o desenvolvimento de startups e projetos industriais relacionados a veículos elétricos de duas rodas.

IA. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou a Rebec@, primeira inteligência artificial generativa do mundo treinada para auxiliar no registro de pesquisas clínicas conforme as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Disponível 24 horas por dia, a IA oferece suporte sobre documentos, prazos e tipos de estudo, além de identificar pesquisas prioritárias. Testes já estão sendo feitos para que a IA também possa otimizar processos e aumentar a transparência em ensaios clínicos. Há também a meta de incorporar vias de aprovação rápida para estudos com patógenos definidos como prioridade da OMS na América Latina. A inovação visa acelerar a colaboração científica e facilitar o acesso a informações essenciais para o avanço da pesquisa médica.


Oportunidades

Meio ambiente. O Google está com inscrições abertas para o programa Google for Startups Accelerator: AI for Nature, voltado a apoiar startups da América do Norte e América Latina que utilizam inteligência artificial para proteger e restaurar a natureza. Durante dez semanas, as startups selecionadas terão acesso a mentorias especializadas, treinamentos, créditos do Google Cloud e ferramentas avançadas, além de uma rede de contatos e oportunidades de colaboração. Startups em estágio seed e Série A podem participar. As inscrições vão até a próxima segunda-feira (31/3) por meio deste link.

Amazônia Legal. A Plataforma Jornada Amazônia abriu inscrições para o Sinapse da Bioeconomia, programa que busca empreendedores interessados em desenvolver soluções sustentáveis para a Amazônia, com foco em bioeconomia e biodiversidade. Até 60 negócios serão selecionados para receber capacitação, suporte técnico e apoio financeiro de até R$ 50 mil, não reembolsáveis. O programa tem alcance nacional, mas destina 80% das vagas para empreendedores da Amazônia Legal, exigindo que empresas de outras regiões tenham ou abram uma filial na região. As inscrições se encerram em 30 de abril e devem ser feitas pelo link.

Inovação aberta. A Gerdau se uniu ao Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT) para o programa de inovação aberta Gerdau OpenInova FSAO. O objetivo é se aproximar de startups e do ecossistema para encontrar soluções inovadoras que resolvam dois desafios: substituição do processo de fosfatização da superfície do aço para a produção de parafusos; e otimização ou substituição do processo de amarração de rolos de aço. Podem se inscrever startups, universidades, institutos de pesquisa e empresas cujo nível de maturidade tecnológica seja de desenvolvimento e validação laboratorial. As inscrições podem ser feitas até 19 de abril pelo site.

Mulheres empreendedoras. O Sebrae lançou a edição 2025 do BRICS Women’s Startups Contest, concurso que reconhece startups criadas por mulheres nos países do bloco BRICS. A iniciativa está dividida em seis categorias: Saúde e Bem-Estar, Agricultura e Segurança Alimentar, Educação e Desenvolvimento de Habilidades, Energia, Infraestrutura e Mobilidade, Comércio, Serviço e Transformação Digital, e Desenvolvimento Sustentável e Soluções Climáticas. As startups serão avaliadas por critérios como inovação, impacto e viabilidade comercial, com premiações separadas por nível de maturidade. As inscrições estão abertas até 4 de maio pelo site, com a final prevista para julho, durante a Cúpula do BRICS.

FONTE: linkedin
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