Trump recua novamente e suspende tarifas sobre o México até 2 de abril
Produtos mexicanos que se enquadrem no USMCA estarão isentos; alívio tarifário não contempla o Canadá

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (6) que o México não será obrigado a pagar tarifas sobre quaisquer bens que se enquadrem no USMCA (Acordo Estados Unidos-México-Canadá) até 2 de abril.
“Após conversar com a presidente Claudia Sheinbaum do México, concordei que o México não será obrigado a pagar tarifas sobre qualquer coisa que se enquadre no Acordo USMCA”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
Essa é a segunda mudança de postura de Trump em dois dias. Nesta quarta-feira (5), ele já havia anunciado que montadoras em conformidade com o USMCA receberiam uma isenção de um mês das tarifas de 25% impostas aos dois maiores parceiros comerciais dos EUA no início desta semana.
A imposição das tarifas na terça provocou uma reação turbulenta no mercado depois que Canadá e México anunciaram medidas retaliatórias. No início desta semana, todos os ganhos pós-eleitorais do S&P 500 foram apagados, antes de uma leve recuperação.
“É provável que [a suspensão] cubra todos os bens e serviços em conformidade com o USMCA, de modo que o que faz parte do acordo do presidente Trump com Canadá e México provavelmente obterá uma isenção dessas tarifas”, disse o secretário de comércio Howard Lutnick à CNBC nesta quinta.
Pouco depois dos comentários de Lutnick, Trump confirmou o alívio tarifário para o México em sua plataforma Truth Social. Ele não mencionou alívio para o Canadá, alegando em vez disso que “Justin Trudeau está usando o problema das tarifas, que ele em grande parte causou, para se candidatar novamente a primeiro-ministro”.
Hits: 41
Comentários do Facebook